top of page

IN I EXTENSE SPACE

121481356_3678939568782930_1952440083436267227_o.jpg

NO CONTEXTO DO TRABALHO IN | EXTENSE SPACE A NOÇÃO DE ESPAÇO COREOGRÁFICO É PROPOSTA ATRAVÉS DE ENTENDIMENTOS DE ESPAÇO ENCAMINHADOS POR FILÓSOFOS E TEÓRICOS COMO GILLES DELEUZE E FÉLIX GUATTARI, BRIAN MASSUMI OU SUSANNE LANGER.

IN | EXTENSE SPACE explora a noção de espaço coreográfico baseado na conceção de espaço como um conceito relacional dinâmico sugerindo que o espaço coreográfico seja construído num espaço intensivo, numa rede espaço-temporal transitória de forças, vetores e tensões, processuais e instáveis e, inevitavelmente, experienciais. 

Com a descoberta dos neurônios-espelho no córtex, sabemos que quando um sujeito executa uma ação ou quando um sujeito vê uma ação a ser executada, estes neurônios disparam.

Quando observamos alguém a movimentar-se, são ativados circuitos motores no cérebro que não resultam directamente dos nossos movimentos, mas sim de uma experiência mental desses movimentos.

O trabalho propõe que o espaço performativo se torne numa experiência co-presente e que se tome consciência de que, essa experiência, existe em qualquer experiência de espaço coreográfico, seja essa experiência de participantes, intérpretes ou público.

 

 

Com: Catarina Almeida  ; Cristina Mendanha ; Gabriela Barros ; Paulo Mesquita ; Peter Michael Dietz

bottom of page