top of page
Logo-at.png

SALVO CONDUT0

Sílvia Real

SALVO CONDUTO 2018

SÍLVIA REAL

15 Setembro  16:00H l Museu dos Bíscainhos

O que queres ser quando fores grande?

O novo espetáculo do Grupo 23: silêncio!, a estrear em Lisboa, no Teatro Nacional D. Maria II em setembro de 2019, instiga uma pesquisa à volta desta pergunta, dos momentos de indecisão e impasse que acontecem ao longo da nossa vida, de criança e de adulto.

É uma frase que ouvimos a toda a hora, seja a brincar ou muito a sério. Cresce-se e vive-se com medo de não ter a oportunidade de descobrir a nossa vocação; de não poder experimentar aquilo que poderia ser o nosso talento; acabam-se os estudos para encontrar uma outra realidade; opta-se frequentemente pelo mais fácil ou por aquilo que é possível na altura, por vezes bem longe dos sonhos iniciais. E ainda há quem já nem ouse sonhar, porque, afinal, não vale a pena. Sonhar torna-se quase um luxo perante os constrangimentos da vida real. Felizmente há quem tenha sorte e encontre aquilo que gosta de fazer, conseguindo fazer disso a sua profissão.

Toda esta ansiedade que pais, professores, políticos e a sociedade no seu todo colocam desde muito cedo às crianças, não lhes permite viver plenamente as experiências inerentes ao seu crescimento, tornando a vida demasiado pesada e presa a um calendário, a um plano pré-definido. Tantos planos, tão cedo.

Como é que, enquanto adultos, conseguimos dar a força necessária às crianças e aos adolescentes para acreditarem em si e neste mundo tão desencantado e absurdo? E nós acreditamos?

Num mundo cada vez mais polarizado, desigual, tecnologicamente acelerado e com uma humanidade (ainda) em construção, precisamos de tempo e espaços para sentir e reflectir. Afinal, que compreensão temos do mundo? Como o lemos? Será que os direitos humanos, enquanto ferramentas de pensamento crítico, de empoderamento e transformação individual e social, nos podem ajudar na sua (re)leitura?

Ligando pensamento e movimento, queremos criar um espaço e um momento para parar e pensar a identidade e a coexistência num planeta partilhado.

Em Salvo Conduto gostaríamos de explorar estas questões relendo o agora individual e de grupo num espaço ressignificado pela partilha. O que é que quiseste ser e (não) foste? É que há pessoas que já não sonham. Haverá uma idade em que deixamos de sonhar? Será que perdemos a capacidade de sonhar?

“- Imagina que és um adulto que anda sempre bué triste.
- Eu não quero ser um adulto triste.
- Eu não quero ser um adulto.
- Queres ir para a terra do nunca?”
Diálogo realizado recentemente entre quatro intérpretes adolescentes nos ensaios para o novo espetáculo do Grupo 23: silêncio!: Violeta (11 anos), Vasco (15 anos) e Jade (11 anos)

Simone Andrade e Sílvia Real

Sílvia Real

Sílvia Real estudou na London Contemporary Dance School e no Lee Strasberg Institute. Foi intérprete de João Fiadeiro, Vera Mantero, Miguel Pereira, Francisco Camacho e Filipa Francisco. Juntamente com o músico Sérgio Pelágio criou as Produções Real Pelágio e têm apresentado o seu trabalho na Europa, Brasil, Ásia, EUA e África.

É coordenadora pedagógica do CFA/Teatro da Voz em estreita parceria com a Escola A Voz do Operário e a EIRA. É diretora artística do Grupo 23: silêncio!.

bottom of page