IMG_6851 copy.jpg

Arte Total

 

A arte total nasceu em 1992. É uma estrutura especializada nas áreas da Educação e Produção Artística. O projecto divide-se em três linhas de acção: - a área da aprendizagem (ESCOLA) cujo objectivo é a formação sólida de interpretes e a sensibilização para a prática das artes performativas; - a área de desenvolvimento e formação de públicos (CIA.), cujo objectivo é a sensibilização e divulgação da dança contemporânea portuguesa; - e a área da criação e produção artística (CIA.), que se centra no desenvolvimento e promoção de trabalhos artísticos experimentais.

 

Mantendo uma actividade regular e focada na produção artística contemporânea, a Arte Total cia. privilegia o trabalho de caracter experimental e fora dos circuitos comerciais. Juntando a performance às artes visuais, a dança à música ou as tecnologias digitais à criação de processos de trabalho e investigação em arte, a programação da Arte Total inclui estreias absolutas nacionais e internacionais, apresentações informais de processo de criação, intervenções em espaço público e em sectores sociais particulares, explorando o diálogo entre diversas propostas artísticas, o espaço da cidade e o público que nela habita.

 

As residências artísticas decorrem em espaços da cidade, dando continuidade ao trabalho realizado durante 25 anos, onde se convoca os espaços públicos e privados para uma reflexão que pretende fortalecer as relações entre os artistas e o contexto social, político e cultural da cidade de Braga.

 

Ao público, a arte total propõe uma reflexão sobre a produção artística abrindo, de uma forma clara, a perspectiva do discurso autoral ao público, sob vários formatos que se vão, rizomáticamente, articulando ao longo dos anos.

São colaboradores  em projectos  da Arte Total Romulus Neagu, Maria Inês Villasmil, Paulo Henrique, Joana Providência, Aldara Bizarro, Peter Michael Dietz, Maria Reis Lima, Teresa Fabião, Madalena Victorino, Valentina Parravicini, Jody Oberfelder, Filipe Lopes, Lídia Martinez, João Martinho Moura, Miguel Pedro Guimarães, Rui Dias, Carlota Lagido, entre outros.

A Arte Total é parceria da Câmara Municipal de Braga para a promoção e inclusão social através das artes nas escolas públicas, pertence à REDE- associação de estruturas para a dança contemporânea, colabora com o Theatro Circo na divulgação e promoção das artes performativas, apoia e desenvolvemos projectos com o Mosteiro de Tibães, Museu dos Biscaínhos, Museu D. Diogo de Sousa, Museu Nogueira da Silva – Universidade do Minho, desenvolvemos trabalho de co-produção com o Gnration e actuamos directamente na formação artística de algumas instituições de formação públicas e privadas.

A Arte Total é membro do conselho consultivo para a candidatura de braga a cidade media arts da unesco.

A Arte Total é apoiada financeiramente, desde 1998, pelo Governo Português através do Ministério da Cultura-Direção Geral das Artes.

 

Direcção Artística

Cristina Mendanha

site Arte Total