top of page

SELF-SITE SPECIFIC E VARIAÇÕES DE MOVIMENTO NA FORMAÇÃO DE INTERPRETES

"... so far as I am concerned, poetry and every other art was and is and forever will be strictly and distinctly a question of individuality....Nobody else can be alive for you; nor can you be alive for anybody else."
                                                                              (Cummings , 1981, p. 24)

projecto guelra.

​

GUELRA é um laboratório. Um laboratório de ideias  onde é testada a relação entre o trabalho coreográfico, de co-criação na formação artística de jovens bailarinos, e o pensamento escrito. O projecto tem como objectivo principal reflectir sobre a relação entre  a natureza disciplinar das artes na dança e na escrita, partindo do pressuposto de Souriau (1983) de que o termo “arte são todas as artes” (Souriau, 1983, p. 2) e que todas elas – artes-  possuem uma correspondência entre si. Têm a dança e a escrita as suas linguagens específicas, tal como afirma Souriau (1983):

 

CONTINUAR A LER

​

introdução.

​

​

A possibilidade de rever os processos de pesquisa, na criação, na formação e na docência, na área da dança e dentro da academia, é um dos maiores desafios a que me proponho neste trabalho. Considerando este ponto de partida fundamental para operacionalizar conceitos e fundamentações teóricas, que acredito poderem ser comuns aos distintos processos, pesquisar em arte julgo ser, acima de tudo, a criação de métodos e a sua partilha mas, também, um jogo complexo porque nos exige uma constante mutação nos modos de ver e de pensar.

​

​

CONTINUAR A LER

​

projects.
about.
contact.

epílogo.

Método:( inspirado no método de trabalho de Kirstin Van Loon & Arwen Wilder (2014) )

 

O processo é o contrário de um processo somático. Não se ouve a respiração. Em contraste observamos a rapidez do sopro da mente e tentamos forçar o corpo a imitar esse frenesim.

Com um temporizador. BEEP: com os olhos focados dentro de nós, imagino o meu corpo aqui neste ponto, neste espaço, e imagino o que ele faz durante 10 segundos. BEEP, BEEP: em seguida, fazer o que aconteceu na minha cabeça durante 10 segundos, BEEP.BEEP: escrevo o que fiz, BEEP, BEEP.

​

CONTINUAR A LER

Orientador: Professor John Baldacchino (University of Wisconsin- Madison)

 

 

Doutoramento em Educação Artística

Faculdade de Belas Artes

Universidade do Porto

​

mendanha.cristina@gmail.com

[ 'and what is the use of a book,' thought Alice  'without pictures or conversation?' ]

bottom of page